A proposta de uma dramaturgia com novo atores e autores

Por: Milton Andrade __________________________Diretor da Cia Teatralizando 

 

Quando algum grupo de teatro pensa em montar um espetáculo, pensa logo em algum texto de um dramaturgo famoso. Dificilmente se aposta em um novo dramaturgo. Será mais fácil partir para um espetáculo com um texto de um dramaturgo consagrado? Ou será que não existe uma nova Dramaturgia que valha a pena?

Os poucos novos dramaturgos que surgem no cenário teatral, estão quase sempre ligados a algum grupo e conseguem assim, ter uma maior facilidade para mostrar os seus trabalhos. E deve-se deixar bem claro que dentre estes grupos teatrais, muitos novos dramaturgos tem se destacado, mostrando que existe sim, uma nova dramaturgia sendo feita.

Complicado é para aqueles que não estão ligados à nenhuma companhia teatral, pois parece faltar coragem a certos grupos para apostarem do novo. Existe muita coisa boa sendo produzida em termos de dramaturgia, só que não há espaço para que esta seja apresentada ao público. São raras as oportunida-des que surgem e são poucos aqueles que conseguem mostrar o seu trabalho.

A comodidade de remontar por várias vezes o que já foi incansavelmente montado, parece não incomodar certos grupos, que não titubeiam na escolha de clássicos, certos que terão uma bilheteria garantida. Mas, muitas vezes, o público já se cansou tanto de ver a mesma coisa, que desiste de ir ao teatro. E o que poderia ser uma consagração, acaba sendo um fiasco.

A nova dramaturgia clama por novas oportunidades e pede espaço para mostrar que existe. Enquanto os grupos de teatro não abrirem espaço, muita coisa boa vai continuar escondida nos discos rígidos de computadores pelo país afora. A renovação de teatro não se faz apenas com novos atores, se faz também com uma nova dramaturgia.

De nada adianta as instituições ligadas à cultura realizarem concursos para escolher novos dramaturgos, se esses premiados novos dramaturgos não conseguem ver seus textos montados, pois os grupos de teatro preferem, por via das dúvidas, optarem pelo que já é tão consagrado.

Idéias novas, de gente nova, com um novo olhar teatral, revigora, estimula, incentiva a experimentação, por isso, você que tem um grupo de teatro, pesquise, busque, abra espaço para que o novo dramaturgo possa mostrar o seu trabalho, pois só assim, a nova dramaturgia vai poder mostrar a sua cara.
Essa á a nossa vanguarda!

Anúncios